27 novembro 2012

No title.

Percebi uma coisa. Algo que talvez mude a minha forma de me ver no mundo. Talvez se me mantiver ciente disto, aprenda a lidar com certas coisas.
Uma vez, disseram-me que gostavam muito de mim, "mas quando estava de bom humor". Na altura, achei injusto, frio e desagradável, ofensivo até, que não é coisa que se diga aos amigos. E talvez o seja um pouco. Talvez seja o egoísmo próprio latente no ser humano. Mas só hoje consegui olhar para isto de uma outra forma. A verdade, é que ninguém gosta de pessoas deprimidas, e sobretudo de pessoas depressivas. Ninguém sabe como lidar ao certo com as crises e ansiedades dos outros. E, quando temos os nossos próprios problemas, incómodos e irritações ainda menos. E como eu costumo dizer, "as pessoas não são iguais". Há quem lide melhor com isso, há quem tenha um coração mais aberto, e há quem se sinta a si próprio por momentos tão desorientado com a situação que não sabe bem o que fazer, a não ser manter uma certa distância dita saudável.
Hoje, percebi o meu problema: não perceber e não saber lidar com as pessoas que não percebem e que lidam mal com isto. É um facto. Há que aceitá-lo, e há que aprender a contornar isto. Hoje, percebi como as pessoas gostam do lado bem disposto e brincalhão, mas a maior parte das vezes não suportam o lado depressivo, irritadiço e mal  disposto. Nem eu própria, para dizer verdade. Daí muitas vezes entrar em conflito comigo própria... Às vezes, acho que me odiaria a mim própria e não teria paciência... Afinal, até é compreensível a reacção dos outros. Sou aquilo que consideram uma "pessoa stressada". Mas sou mesmo assim, alarmada e ansiosa com tudo o que me rodeia e me importa. Se isso faz de mim uma "pessoa stressada"? Bem, não sei... Talvez faça, ou talvez não. Por ficar ansiosa com algo, não significa que ache que o mundo vá acabar por causa disso. Mas também não é nisso que quero pensar agora.
Percebi que não posso ficar tão magoada. É perfeitamente desculpável. As pessoas não são iguais. Embora ache que muitas vezes cada um pudesse fazer um esforço para entender, ou pelo menos aceitar os comportamentos mais descontrolados dos outros, isso não quer dizer que não possa aceitar o facto de não conseguirem lidar com isso. Agora que percebi verdadeiramente o problema, posso trabalhar na solução: não deixar que o meu "lado lunar" prevaleça sobre o lado positivo e alegre. Talvez não seja tão fácil fazer como dizer. Mas, sem tentar, é que não vamos a lado nenhum!
Mas engraçado é como todas estas coisas surgem dentro de mim como uma revoada, no seio de uma junção de várias situações, reflexões e vivências. E, de repente, parece que muita coisa encaixa. As peças do puzzle juntam-se, encaixam no sítio onde pertencem. E, de repente, percebo que estou viva, que estou a viver!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá, diz qualquer coisinha!
Eu gosto de comentários!
:)