14 outubro 2009

A vida na cidade...

Se eu fazia ideia que o nascer do sol podia ser mais bonito na cidade do que no campo... O céu laranja sobre o rio, com a ponte Vaco da Gama à vista...




Pois é meus queridos, agora, como diz a menina Di, sou uma espécie de "alfacinha emprestada". Estar num curso que é organizado por cinco das faculdades da Universidade de Lisboa tem os seus aspectos positivos e negativos... Podemos entrar em todas as cinco faculdades... ir aos bares, às bibliotecas, e usufruir de muitas outras coisas que põem ao nosso dispor... Mas por outro lado não somos de nenhuma faculdade em particular, e por isso, por exemplo para acedermos ao moodle da FCUL precisamos de uma passe, da qual ainda não dispomos porque não somos exactamente daquela faculdade... E outra coisa é o ter de caminha da faculdade de ciências até à faculdade de medicina... é estafante!
Apesar de já conhecer Lisboa, viver cá é completamente diferente... E devo dizer que fiquei deveram impressionada por existirem pavões à solta no Campo Grande, que de manhã costumam andar pelo relvado do pavilhão  C8 da FCUL. Faculdade dada a bicharocos, esta! No pavilhão C5 há dois cães... Estão sempre por lá pelo bar, e as pessoas tratam-nos bem e vão-lhe dando comida...




E também agora me apercebi da imensidão de museus que esta cidade tem! Em cada rua há uma placa a indicar pelo menos um museu... (exagerando um bocadinho, claro está). Mas há uma coisa que eu não gosto em Lisboa. É do cheiro. Sim, Lisboa cheira-me mal... Já uma vez em pequenina quando passava algures por aqui com os meus pais e veio um mau cheiro pela janela do carro, eu, pequenita, começo a cantar: "Cheira mal, cheira a Lisboa...". Mas pelo menos ainda é das cidades que tem coisas bonitas... Ruas bonitas, cores bonitas... Para cidade até tem alguns espaços verdes... E o azul do rio, claro está...
Uma outra coisa que, digamos, me impressiona (vá, que me mete um bocado de impressão, que impressionar não me impressiona lá muito) é ver ruas e prédios e, por trás dos prédios, meios escondidos, espécies de bairros de lata... Da janela da meu quarto (que não é propriamente em Lisboa, mas em Camarate, que já pertence a Loures) vejo uma serra com aerogeradores (oh, sinto-me em casa!) e ao mesmo tempo montes de prédios, de uma cidade (Loures? Odivelas?). Gosto da vista nocturna, tudo iluminado.. Do outro lado consigo ter vista para o rio e a ponte Vasco da Gama... Mas isto tudo se olhar mais para longe... Porque se olhar para baixo... Bem, aí vejo algures, no meio das outras casas, miséria e pobreza (e em muitos outros sítios, pelas ruas de Lisboa...) Mas com certeza isto não se passa só em Lisboa.

Bem, a minha experiência como universitária tem sido boa, embora um pouco cansativa! Tenho duas madrinhas maravilhosas e queridas como tudo, que têm sido super prestáveis e ajudado imenso... Tenho um avô doido que adora gozar comigo. e uns quantos colegas malucos, também.. :)
Bom... Depois vou-vos dando mais novidades... Pois é, é que mal começou o semestre, mas o trabalho começa já daqui a pouco a apertar!

(E entretanto vou ficando à espera da visita de umas certas meninas, não é? Oh meus amores, são aqui muito bem vindas! Quando é que vêm cá dar-me um beijinho, quando? Fico à espera! Sim, é pa vôces, A.R. e D. E tragam a I. também!)

Bem, fiquem bem! Depois falar-vos-ei um bocadinho mais sobre o curso propriamente dito e etc...
Beijinhos maltaaaaaa!! :)*

4 comentários:

  1. Bem .. que vida complicada.
    Sempre de um lado para outro :'D

    ResponderEliminar
  2. *tóina (= ups... alfacinha emprestada
    ***escreves tão bem...
    ****tinha saudades! :D
    uma visita?talvez...
    mas, porque não fazes tu uma visita à Ericeira este fim-de-semana e experimentas "andar com o coração na luz"...
    *.*

    ResponderEliminar
  3. Silvia:
    Sim, é um bocado cansativo... Porque não vivo mesmo em Lisboa, mas em Camarate. Demora 20 minutos de autocarro e não há autocarros a todas as horas... E no fim-de-semana vou a casa mas também passa a correr. Normalmente também já está ocupado com actividades do grupo de jovens e assim... Mas pronto, cá tenho que me habituar :)

    ResponderEliminar
  4. Dianinha!
    Eu bem que queria "andar com o coração na luz", e na paz do Senhor... Mas este fim-de-semana há encontro paroquial de jovens, na Benedita... E eu como animadora de um dos grupos não posso faltar! Aliás, ainda tenho que acabar de preparar coisas... Pra não falar de que o tempo que tenho livre tenho que começar a aproveitar para estudar à séria!!! (Lembras-te da minha neura estúpida durante os exames? Que tu é que me aturaste? Pois... não se foi embora... Ainda está pior. BAHH!)
    Bjinho***

    ResponderEliminar

Vá, diz qualquer coisinha!
Eu gosto de comentários!
:)