30 novembro 2007

Recordar Taizé e viagem a Coimbra

Recordar Taizé... simplesmente lindo!

No passado dia 16, sexta-feira, houve na Benedita uma "oração de Taizé", em que participaram alguns dos vários grupos de jovens. Não é a mesma coisa. Nunca poderia ser. Mas aquele sentimento de saudade era tão grande.... Chegaram-se os bancos para os lados, puseram-se as mantas no chão. No altar, panos laranjas e velas. Familiar, era o ambiente. Depois começou a oração. Os cânticos, as orações. Foi simplesmente magnífico... Há quem não compreenda... Não perceba o espírito de Taizé. Não os censuro. Afinal, se nunca la estiveram, como podem sequer imaginar... Mas quem já la esteve pode afirmar que se sente algo de único, de tão especial, mágico... Algo que não se explica, apenas se sente. E aquela oração fez-me recordar tudo isso, todo esse sentimento. Os canticos, apesar de estarem em português, não deixaram de ser lindos. As velas... As únicas que iluminavam a igreja... As preces de cada um... Tão sinceras e puras... A adoração da cruz, em que cada um reflectiu para si tudo o que tinha no coração... O retrato da virgem, com o menino ao colo, que parecia olhar-nos e acolher-nos, chamar por nós... E a um certo momento lá surgiu uma lágrimazinha no canto do olho... Recordar todos aqueles momentos, aqueles sentimentos, aquele espírito , volto a dizê-lo, foi simplesmente magnífico.



















Em Taizé e na Benedita


Pode parecer estúpido o que digo. Pode parecer estupido escrever de tal coisa. Mas porquê? Rezar. Rezar? Qual é o problema? O que tem de mal? Qual é a vergonha? Pode parecer de fracos dizer que se sente algo de especial em Taizé... Mas não é. Vi muita gente que à partida se pensaria que nunca sentiriam tal coisa que nem sequer se explica. Mas sentiram... E foram precisamente esses os que sentiram mais. Os que foram mais tocados! Não tenho vergonha de escrever isto! Não tenho vergonha de afirmar que este sentimento que muitos desconhecem é tão especial que nos faz sentir felizes. De repente a vida ganha um sentido e tudo parece possível, quando se acredita. Não há que ter vergonha de acreditar! Pergunto novamente: Qual é o mal? Qual a vergonha? Quem não percebe, quem quer dizer mal, que diga. Talvez um dia, ou algures no tempo, entendam. Não tenho vergonha. E digo, que ninguém tenha vergonha de ser aquilo que é, como é.


E no Sábado... Foi a viagem a Coimbra!




Viagem a Coimbra
No sabado, alguns dos jovens do Projecto Percursos Alternativos do Programa escolhas foram a Coimbra, ver e participar em worshops de dança de vários tipos, para assinalar o dia da Tolerância. Da parte da manhã, assistimos a algumas apresentações e à tarde, os que foram para dançar, ficaram a participar nos workshops, e os restantes (eu!) foram passear pela zona histórica da cidade. Depois reunimo-nos todos novamente e assistimos às apresentações das várias danças que aprenderam nos workshops, entre as quais hip-hop, dança do ventre, dança clássica, danças ciganas, etc. Foi um dia muito divertido, com muita risada à mistura, contando, claro, com a boa-disposição dos técnicos que nos acompoanharam.


Dia 5*****



=P
*

3 comentários:

  1. Parecer estúpido o que dizes?!!! Qual o mal de rezar? Pergunta antes pelo Bem, e verás que é imenso!

    Não é de fracos, e de fortes!

    Tanta gente tem vergonha daquilo que é!Tanta gente a preocupar-se mais com o TER do que com o SER!
    Um mundo onde tantos ainda nao acordaram!

    Mas tu minha linda, acredita sempre! E olha, se alguma de nós nao acreditasse, ou ambas n acreditassemos, n nos teriamos conhecido! E verdade..nunca tinha pensado nisto"!


    Muitos bjs

    ResponderEliminar
  2. taizé.... talvez lá vá nas próximas férias de verão... espero que sim.. desejo imenso lá ir e sentir tudo ou mais do que aquilo que tu sentiste...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Taize! Taize!
    Taize....

    Aguardo ansiosamente a minhda ida a Taize..em Setembro de 2008 provavelemente..

    :) Queres acompanhar-me amora?

    ResponderEliminar

Vá, diz qualquer coisinha!
Eu gosto de comentários!
:)